Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Estado

Professor abriu protestos invadindo espaços públicos cobrando a preservação de patrimônio histórico de Maracás

Assista vídeo aqui

A demolição de um patrimônio histórico de Maracás gerou uma ampla repercussão na cidade de Maracás. O prédio onde já funcionou a Agência dos Correios e que tem idade de quase 100 anos, e pertencia a uma das primeiras famílias do município, os Marielos.

Ocorre que os novos proprietários do imóvel não seguiram o plano diretor municipal, que preza por cuidar de patrimônios históricos na cidade e realizam uma reforma que prevê a demolição da fachada histórica.

O protesto foi iniciado pelo professor Jorge Spinola, militante do movimento político do campo progressista e que tem dedicado esforços pelas pautas sociais das classes trabalhadoras, da cultura e do patrimônio histórico de Maracás.

Um vídeo gravado por ele em forma de protesto invadido espaços públicos da câmara de vereadores e da prefeitura de Maracás cobrando atenção à pauta de preservação ao patrimônio histórico de Maracás, viralizou. O resultado foi que o prefeito do município conseguiu um embargo para que a fachada do patrimônio fosse mantida.

Ao Itiruçu Online o professor contou que encontrou dificuldades para ser ouvido pelo município, sendo necessário gravar uma série de vídeos cobrando atenção ao assunto, mas não funcionou e, por isso, abriu a live entrando nos espaços públicos do município.

O resultado mostra o quanto é importante que a sociedade grite pelo que é correto, sem aceitar a opressão dos poderes e apenas assistir em silêncio o que é errado transformado em certo. O povo tem o poder de fiscalizar e mudar decisões dos empregados dos setores públicos. E, melhor, o poder de mudar Conselhos Municipais, Prefeitos, Vereadores que agem na inoperância e negligência com assuntos importantes de uma cidade.

Professores rejeitam proposta de reajuste do governo e aprovam paralisação em toda Bahia

Os professores baianos da rede estadual de ensino aprovaram uma paralisação nas próximas segunda (29) e terça-feira (30), após uma assembleia realizada nesta quinta-feira (25). Na oportunidade, de acordo com nota da APLB-Sindicato, entidade que representa a categoria, foi analisada a proposta de reajuste do Governo da Bahia, de 5,69%, julgada insuficiente pela maioria dos professores presentes.

“A APLB-Sindicato realizou, nesta quinta-feira (25/04), assembleias regionais em todo o estado, para avaliar a proposta de reajuste do Governo da Bahia – que é de 5,69%, com pagamento fracionado. Por maioria absoluta – mais de 90% -, os (as) trabalhadores (as) da rede estadual de Educação rejeitaram a oferta do Executivo e aprovaram paralisação das atividades por 48 horas, na segunda (29) e na terça-feira (30)”, dizia a nota do sindicato.

Ainda de acordo com a APLB, as assembleias também aprovaram a realização de uma manifestação na segunda-feira (29), às 9h, no COI da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A atividade será em conjunto com a Federação de Entidades de Servidores Públicos do Estado (Fespeba), que inclui, além da APLB, o Sindsaúde, Sinpojud, Sindpoc, Sindsefaz, Sinspeb, Sintest e o Sincontas.

No interior do estado, as manifestações serão nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) de cada região. Confira abaixo todas as regiões que aderiram às paralisações nos dias 29 e 30: (mais…)

Carlinhos diz que chapa com Ezequiel está formada, mas abre espaço para construções de alianças

Carlinhos diz que chapa com Ezequiel está montada.

A Política é uma dinâmica que muda em vários momentos com a soma de posicionamentos diferentes e, contudo, de afirmações na formação de alianças. Em Itiruçu, desde que houve a chamada ‘debandada’ de aliados da prefeita Lorenna Di Gregorio, que o cenário local envergou na oposição.

A saída de aliados do grupo lorenista foi mediante a escolha da gestora  em apoiar o ex-secretário de transportes Bira, principalmente pelo apoio do deputado federal Dal Barreto, desagradando a grandes figuras como o deputado federal Jorge Solla. Daí, nasceu o racha no grupo da prefeita.

Nomes de aliados de primeira hora como do vereador Ezequiel Borges, o que mais chamou atenção, pois esperava-se que Borges fosse indicado sucessor pela entrega na defesa do governo como líder no Legislativo. Outros nomes com diploma político como o vice-prefeito Júnior Petrúquio, do presidente da Câmara, Tony dos Anjos; dos vereadores Jó de Jú e Val Caetano, que desalinharam o apoio a pré-candidatura apresentada por Lorenna. (mais…)

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Bahia oficializou a adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite II, que vai otimizar a captação de recursos pelas secretarias estaduais para iniciativas direcionadas ao segmento. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o evento começou nesta terça-feira (23) e vai até a próxima quinta-feira (25).

A solenidade de abertura, realizada no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, contou com as presenças do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – SNDPD, Ana Paula Feminella e de 280 delegados dos 27 territórios de identidade baianos.

A agenda tem como tema o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD): construindo um Brasil mais inclusivo”. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede) com o objetivo de discutir e articular propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das PCDs, que na Bahia, somam cerca de 1,5 milhão de pessoas. “Esse espaço é extremamente importante para nos fortalecer e conseguirmos mais respeito e inclusão”, explicou o presidente do conselho, Sydney Reis Borges, que tem uma história de luta por melhores condições de vida.

“Tive poliomielite com apenas dois meses de idade e desenvolvi uma paralisia nos membros inferiores. Desde muito cedo fazia amizade com outras pessoas com deficiência. Aos poucos percebi que temos muitas coisas em comum, que a nossa luta é igual. Foi quando iniciei um trabalho de representatividade, ainda com muita dificuldade. Esse evento é uma grande vitória”, celebrou Sidney. (mais…)

É FALSO que primeiro salário mínimo em Itiruçu foi pago na gestão de Carlos Martinelli

Ser conivente com o erro e a mentira é uma escolha de vida, para alguns a verdade pouco importa quando a mentira sustenta seus desejos e objetivos, porém, à sociedade não pode ser manobrada por falsas narrativas que ascendem a velha política do populismo.

Um dos assuntos questionados ao Itiruçu Online durante a semana foi sobre as declarações do ex-prefeito Carlos Martinelli (PT), que hoje voltou ao cenário político e, enaltece, durante entrevistas dados de seu governo, de 2009 a 2012. O assunto distorcido pelo pré-candidato do PT é quando ele enaltece ter sido o primeiro prefeito da história a pagar o salário mínimo em Itiruçu. A afirmação é FALSA. O que Carlinhos fez foi pagar, de forma ordeira, em um só mandato, todos os direitos como férias e 13° salário, a que o ex-prefeito se refere.

A Prefeitura de Itiruçu já pagava o salário mínimo mesmo antes de Carlinhos ser eleito prefeito. No mandato anterior, de Aílton Cezarino, foi realizado um concurso público que efetivou todas as pessoas aprovadas e empossadas, passando a receberem todos os direitos trabalhistas que à Lei estabelecia. Posterior a isso, foi se estabelecendo os planos de cargos e salários das  categoria.

A que Carlinhos deveria se referir? Bom, para não ser enganoso com à sociedade, o pré-candidato não menciona que, antes da realização do concurso público, a prefeitura chegou a dividir um salário para duas pessoas, ato que, à época, o próprio Carlinhos era bastante critico e foi popularizado candidato contra o governo Wagner Novaes, que implantou, em 1997, para não haver demissão em massa de funcionários, o pagamento de metade do salário para servidores. É a HISTÓRIA como acontece, sem maquiagem. Em seu governo, de fato, não houve a diminuição do salário a servidores.

Também, é importante citar que outros prefeitos também pagaram salários mínimos estabelecidos em Lei. O primeiro salário mínimo do Brasil, foi adotado em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. O salário mínimo passou a ter o mesmo valor em todas as regiões do Brasil em 1984.

Checagens 

Você pode contribuir sugerindo checagens nas declarações de todos os pré-candidatos no processo eleitoral. Basta enviar a nossa redação o conteúdo a ser checado através de nosso e-mail: [email protected]

DEAM de Jequié recebe nova delegada e mais três investigadores

A Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Jequié, recebeu na terça-feira (23) uma Delegada de Polícia e três investigadores que passaram a integrar a equipe comandada pela delegada titular Dra. Graziele Quaresma. Os novos integrantes são a delegada Dra. Natália Palhares, as investigadoras Isabela Dutra, Evelyn Santos e o investigador Vitor Hugo, empossados na Polícia Civil mediante última chamada de aprovados no concurso público. O Dr. Nadson Peligrine que atuava como delegado adjunto na DEAM segue atuando na sede da 9ª Coorpin junto ao delegado e na região Dr. Roberto Leal. Por Wilson Novaes.

Mulher tem crise de riso ao ser assaltada em farmácia na Bahia

Uma mulher teve uma crise de riso ao ser rendida e assaltada por um criminoso encapuzado dentro de uma farmácia no município de Vitória da Conquista.

O momento do ocorrido foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens, é possível ver a cliente mantendo o “bom humor” mesmo diante da situação inesperada, o que provocou risos até mesmo entre os funcionários da farmácia. O bandido estava usando uma blusa de frio e cobrindo a cabeça com o capuz da roupa. Ele rende a cliente na entrada da farmácia e, mesmo vendo a vítima rindo, não muda a forma de agir. Inclusive empurra a cliente pelo corredor do estabelecimento. Logo em seguida, um funcionário entrega uma sacola ao bandido e ele vai embora.

Após ser acionada, a polícia foi até o local atender a ocorrência e está investigando todo o ocorrido, buscando identificar o responsável pelo crime. O vídeo da vítima com crise de riso viralizou nas redes sociais. “Rindo de nervoso, é uma reação involuntária em situação de extremo estresse”, disse um internauta no X, antigo Twitter.

Sobe para 157 o número de casos da Febre Oropouche na Bahia

Subiu para 157 o número de casos confirmados da Febre do Oropouche na Bahia. Nesta terça-feira, 23 de abril, foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que a doença foi mapeada em 23 cidades da Bahia. O primeiro caso da doença em Salvador foi confirmado no dia 10 de abril. A Secretaria de Saúde (Sesab) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

Confira cidades com casos confirmados da doença

Amargosa (3)
Camamu (1)
Gandu (12)
Ibirapitanga (4)
Ituberá (1)
Jaguaripe (3)
Laje (18)
Maragogipe (1)
Mutuípe (19)
Piraí do Norte (1)
Presidente Tancredo Neves (9)
Salvador (4)
Santo Antônio de Jesus (6)
Taperoá (15)
Teolândia (36)
Valença (10)
Igrapiúna (5)
Feira de Santana (1)
Camacan (1)
Wenceslau Guimarães (3)
Jiquiriça(1)
São Miguel das Matas (2)
Itabuna (1)

Famílias procuram por amigos que desapareceram no interior da BA

Duas famílias do distrito de Santo André, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, procuram por um homem e um adolescente desaparecidos desde a última sexta-feira (19). Familiares de Gerson Freitas, 25 anos, e Davi Santana, 14, contaram que os rapazes eram amigos e saíram juntos em direção a um rio do município.

Segundo Mirly Freitas, irmã de Gerson, os familiares estão desesperados e têm contado com a ajuda de moradores para intensificar as buscas em fazendas, mangues, rios e praias. Os jovens foram vistos pela última vez por volta das 21h, próximos a um restaurante no Rio João de Tiba. Segundo familiares, eles costumavam trabalhar juntos, prestando serviços na praia para barraqueiros locais. A Polícia Civil pede para que qualquer informação do paradeiro de Gerson e Davi seja feito através do telefone 181. Do g1 Bahia.

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edição deste ano do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), lançado hoje (24), em Brasília, pelo Ministério das Mulheres. Conforme o documento, o Sudeste, região mais populosa do país, teve o maior número de ocorrências de estupro, somando 22.917 casos. Em seguida, ficou a Região Sul, com 14.812 ocorrências. No Nordeste, foram registrados 14.165 estupros; no Norte, 8.060 casos; e no Centro-Oeste, 7.672 episódios desse tipo de violência.

O Raseam faz a compilação de estatísticas de pesquisas e registros administrativos de diferentes fontes. Os dados sobre estupro das mulheres, por exemplo, são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O relatório também utiliza de informações produzidas do Ministério da Saúde, dos Esportes, da Justiça Eleitoral, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaI (BGE).

Os dados de diferentes fontes podem ter complementariedade. Sobre o estupro, a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua, do IBGE, sugere que a alta ocorrência dessa forma de violência contra as mulheres está refletida na percepção de risco. Uma em cada cinco mulheres entrevistadas em 2021 relatou sentir “risco médio ou alto de ser vítima de agressão sexual.”

O relatório assinala que “a violência contra as mulheres é uma instituição social, que funciona como um mecanismo mantenedor de relações sociais de dominação e exploração.” Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, contabilizados nos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, somaram 344.242 registros de violência sexual, doméstica e outras formas de violência. Sete de cada dez desses episódios ocorreram contra as mulheres.

Agressão
As estatísticas da Saúde ainda revelam que o principal local de agressão contra mulheres adultas, de 20 a 59 anos de idade, naquele ano foi a própria residência: 73% dos episódios, contra 14,5% de ocorrências em vias públicas e 3,2% em bares e restaurantes. (mais…)