Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia

População de São Francisco do Conde se despede de Rilza Valentim

Bocão News. Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 25/07/2014 ...

A cidade de São Francisco do Conde está em luto. Ruas lotadas, população em prantos. Para os moradores da cidade, que compareceu em massa para o enterro da prefeita Rilza Valentim, ficou um grande vazio.
 


"Tínhamos muito mais do que uma prefeita, tínhamos uma mãe.  Ela mudou a cara da cidade. Era uma pessoa humana que passava pelas ruas falando com todo mundo. Acabou a cidade", lamenta Patrícia Barreto.
 


Alguns moradores mostraram a preocupação da continuidade das ações no município.  Eles relataram a reportagem que acreditam que vice-prefeito Evandro Almeida, que assumirá a cidade na semana que vem, não terá a mesma sensibilidade da petista. "Pode colocar quem for, não será a mesma coisa", repetem, como um mantra, os populares.
 

Matéria do site Bocão News. 

Maracás: dois homens são presos com drogas na zona rural

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 25/07/2014 Maracás:...

 O Capitão Renner, comandante da 4ª CIA PM de Maracas, iniciou nesta sexta-feira (25), uma Operação denominada de ‘Ronda Rural’, começando com o povoado de Capivaras, neste município, onde no início dessa noite prendeu dois elementos, portando maconha, dois celulares e sem documentos, contudo deram os nomes de SANDRO  e RAFAEL.

 

A  dupla foi conduzida para Delegacia Territorial de Maracás, para os procedimentos legais, os mesmos devem ser autuados em flagrante pela Delegada de Polícia Dra. Viviane Rosa de Alcântara, por tráfico de drogas.


Segundo o Capitão Renner, a partir de agora toda zona rural do município será policiada pelos militares, que contará também com o apoio da CIPE Sudoeste, visando dar mais segurança a toda população maracaense.


Do Blog Vandinho Maracas.

Acidente com Van escolar de Itiruçu na BA-420, em Jaguaquara.

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 25/07/2014 Acidente...

Uma Van topic, que transporta diariamente alunos da cidade de Itiruçu para o município de Jaguaquara, de propriedade do Sr. Juvelito Moura, se envolveu em uma colisão na manhã desta sexta-feira (25)  na BA-420, perímetro do município de Jaguaquara.

Foto Silvio Senna 

A Van retornava de Jaguaquara com destino a Itiruçu, quando se envolveu com uma caminhão F-250, na ladeira do Abacaxi, próximo a Fábrica de Café Bendegó.  Segundo o que foi apurado pela redação do Blog Itiruçu Online, não houve ferimentos, apenas danos materiais em ambos os veículos. 

Jaguaquara: menor morre vítima de espancamento

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 ...Foto Sílvio Senna

De acordo com informações do Site Binho Locutor, um menor de iniciais M.A.P, de 16 anos, foi vítima de espancamento na tarde desta quinta-feira (24), nas imediações das escadarias que dá acesso ao Bairro da Lagoa, em Jaguaquara.

 

 A vítima foi espancada a pauladas, chegando a ser socorrida ao Hospital, no Bairro da Muritiba, aonde deu entrada com sinais vitais, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na Unidade hospitalar.

 

A Polícia Militar já tem pistas do suspeito de ter espancado e assassinado o jovem e segue fazendo diligências para tentar prendê-lo.

Esposo da Juíza de Mutuípe sofre acidente aéreo no oeste da Bahia

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 Esposo da...

Um avião Paradise caiu na manhã desta quinta-feira, 24, na Fazenda Santo Antonio, localizada na estrada do café, no anel da soja, no município de Barreiras. No avião, que tem capacidade para duas pessoas, estava a piloto e o fotógrafo Rui Rezende que fazia imagens aéreas da fazenda. O motor teria parado de funcionar e o avião caído.

A piloto – que seria de Salvador – e o fotógrafo foram socorridos da fazenda a bordo de um avião até o aeroporto da ABA (Associação Barreirense Aerodesportiva, onde duas equipes do SAMU prestaram os primeiros socorros as vítimas encaminhadas em estado grave para o Hospital do Oeste.


De acordo com a assessória de comunicação da unidade de saúde, o fotografo José Resende, conhecido por Ruy Resende seria submetido a procedimento cirúrgico, mas seu quadro de saúde é estável. A piloto da aeronave Ana Maria Morais, que se apresenta com duas fraturas nas pernas e aguarda por avaliação neurológica.

O fotografo fazia fotos aéreas das belezas naturais da região, quando a aeronave apresentou uma pane no motor e caiu numa das fazendas da região.

Rezende é esposo da Juíza Eleitoral Drª Renata de Moraes Rocha, da 109ª Zona do município de Mutuípe – BA. As primeiras informações dava conta de que os dois estava em um Helicóptero porem foram descartadas. Com informações do site Alô Alô Salomão e Sigi Vilares.

Morre prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim

Correio Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 Morre...Foto Blog Itiruçu Online

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), morreu na noite desta quinta-feira (24). Segundo informações, ela estava internada no Hospital Aliança e faleceu na unidade. O vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município. Segundo informações do PT, a prefeita sofria de anemia falciforme e passou mal durante a semana, morrendo na noite de hoje. Ainda não há informações sobre o sepultamento.


No último dia 17, ela participou com outros prefeitos e com o governador Jaques Wagner da primeira reunião do Colegiado da Entidade Metropolitana da RMS. A prefeita foi reeleita em 2012 e ainda tinha mais 2 anos do segundo mandato pela frente. Rilza, que era natural de São Francisco do Conde, tinha 52 anos. Ela deixa três filhos.


Rilza foi professora de Química e começou sua carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Depois ela foi eleita vereadora para dois mandatos e em 2008 foi eleita prefeita.

Acusado de homicídio e tráfico de drogas é preso no Entroncamento de Jaguaquara.

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 Acusado...

Uma grande operação em conjunto com a Polícia Civil de Jequié, e Polícia Militar,culminou na prisão do Traficante Maurício do morro do Urubu. A operação teve início na manhã desta quarta-feira (23/07) quando os policiais apreenderam aproximadamente 10 kg de maconha e 400 g de crack.


A operação finalizou no final desta tarde quando o traficante MAURÍCIO, conhecido como MAURÍCIO DO MORRO DO URUBU, considerado um dos traficantes mais violentos da cidade de Jequié, apontado como autor de diversas mortes e tentativas foi preso quando tentava fugir para a cidade de Salvador.


O mesmo estava em companhia de seu comparsa Leandro Conceição Alves, a esposa e um filho de colo, visando desviar a atenção da polícia, em um celta preto, placa de Jequié. o traficante empreendeu fuga pela BR-116,sentido Entroncamento de Jaguaquara, onde partiria para Salvador.


Os mesmos foram flagranteados e foram encaminhados para o presídio de Jequié. A operação foi comandada por: ARILANO BOTELHO,FABIANO AURICH e CAP. Michel, TEN Joabas de Jequié. As Guarnições do Entroncamento,Itiruçu e Jaguaquara, também deram apoio na operação. Site Binho Locutor. 

Animais continuam perambulando pelas ruas de Itiruçu; falta coragem para acabar com os problemas.

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 Animais...

A falta de uma política mais eficaz com relação ao controle de animais soltos pelas ruas da cidade de Itiruçu tem sido flagrada diariamente por muitos cidadãos. As cenas desses animais perambulando livremente estão por todas as partes, e não só nos bairros periféricos aonde, devido aos sítios vizinhos, vez por outra, supreendentemente, encontramos cavalos, jumentos, vacas, bodes e outros ruminantes em desfile.

 

Talvez esse seja a falta de coragem da gestão pública em tomar médidas severas contra os donos dos animais, principalmente de dois jegues que há exatamente 06 anos tomaram conta de Itiruçu. Eles passeiam como querem se divertem no Jardim central da cidade, se alimentam de lixos colocados nas portas e assim à vida segue; cachorros, cavalos e jegues só faltam ter documento de Identidade, frequentar as Unidades de Saúde e irem à escola.

 

Tudo bem que não há um local adequado para acomodar os animais, principalmente os cachorros, mas haverá de se estudar uma forma que diminua a quantidade pelas Ruas.


Com relação às presenças de cavalos e Jegues  perambulando pelas ruas da cidade, é claro e notório que são soltos propositalmente, uma vez que, assim que se alimentam eles são recolhidos pelos proprietários. É animal criando animal. Invadindo terrenos baldios para amarrar jegues; uma situação lamentável que precisa ser mudada urgentemente.  


Fica a dica do Blog. 

Jaguaquara vai sediar Oficina sobre as Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 ...

O plano de bacia hidrográfica é uma ferramenta fundamental de planejamento e gestão de recursos hídricos que tem como objetivo garantir a disponibilidade, proteção, conservação, recuperação e o aproveitamento sustentável de agua em uma determinada região, possibilitando a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

 

O comitê de bacia hidrográfica é um organismo colegiado, composto por instituições públicas, entidades da sociedade civil e do setor usuário de água, com atuação em uma bacia hidrográfica. É o parlamento onde a sociedade manifesta seus interesses definem prioridades para a bacia hidrográfica; encontra soluções negociadas para os conflitos de usos da água e efetua o controle social da gestão publica.

 

Esse movimento de recuperação da Bacia Hidrográfica ganhou força no Território de Identidade do Vale Jiquiriçá, através da divulgação e conscientização das entidades, trabalho que vem sendo realizado pelo itiruçuense, Otacílio Fraga e Ana Iza, da cidade de Ubaíra, que percorrem as cidades de Brejões, Cravolândia, Iaçu, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês e Ubaíra. Os municípios estão divididos por equipes de mobilização.

 

 Essa mobilização irá reunir os municípios em uma Oficina, no dia 18/08, onde será discutida a situação da Bacia do Rio Jiquiriçá com os representantes de cada município. Saiba mais sobre o Projeto, clicando aqui.  

'PT não se conforma com o êxito dos adversários', afirma Paulo Souto em discurso

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 24/07/2014 'PT não...Foto Blog Itiruçu Online

O candidato ao governo do Estado pelo DEM, Paulo Souto, afirmou, durante a inauguração de seu comitê de campanha, nesta quarta-feira (23), que os eleitores não se iludirão com "campanhas impossíveis", pois já sabem o que a gestão petista não foi capaz de realizar. O democrata ainda utilizou o palanque para criticar a inauguração do espaço do candidato Rui Costa (PT). "A inauguração do comitê dos adversários foi um espetáculo de agressões, de falta de educação e compostura política. Não vamos entrar nessa, não vão partir de nós agressões contra adversários", jurou. No entanto, grande parte do seu discurso foi dedicada a críticas sobre a atuação de Jaques Wagner (PT) durante seu mandato, além de elogios ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).


"A Bahia viveu recentemente um período que marcou profundamente. Tanto autoritarismo, tanta irresponsabilidade na tentativa de impor à população um candidato que realmente não tem aprovação da população da Bahia. Não adiantou a propaganda exagerada, a ameaça sobre os políticos, na tentativa de impedir que eles nos apoiassem. Não adiantou também o uso desregrado da máquina pública para fazer o governo de qualquer forma", acusou. Para o democrata, o Partido dos Trabalhadores "não se conforma com o êxito dos adversários, não tem a grandeza para reconhecer aqueles que trabalham para o benefício da população". Paulo Souto finalizou seu discurso com promessas de novos hospitais no interior baiano e policiamento ostensivo nas ruas, além de melhores condições tecnológicas para a polícia e atenção ao Centro Histórico, que teria sido "abandonado" pelo governo atual. "Nós vamos aproveitar o pouco que tiver de bom", concluiu. ( Bahia Notícia).