Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia Itiruçu  Online | Jornal A Notícia

"greve da PM foi jogo de cartas marcadas por candidatos"

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 18/04/2014
Avaliando a greve da Polícia Militar, cujas reivindicações iniciais ultrapassavam o poder orçamentário do governo estadual, o deputado estadual Alan Sanches (PSD) foi taxativo quanto à motivação. "O movimento foi eminentemente político", disse ao pontuar os seus líderes: os deputados estaduais Capitão Tadeu (PSB) e Pastor Sargento Isidório (PSC) – ambos aspirantes à Câmara Federal – e, sobretudo, o vereador Marco Prisco (PSDB), que postulam uma vaga na Asssembleia Legislativa.

 
"A paralisação este ano, especialmente para Prisco foi um jogo de cartas marcadas. Nós temos um candidato que desde o ano passado sabíamos que ia fazer essa greve e o outro é Tadeu. Ambos precisavam disso para buscar seus eleitores, mas esqueceram o preço que a sociedade pagou", criticou o deputado.

 
Mais além, Alan Sanches frisou que: "fizeram exigências absurdas porque não queriam negociar. Concordo que a categoria tem necessidades e demandas que podem ser discutidas e distorções corrigidas, mas dessa forma, quando você tem na liderança três candidatos, porque tem até Isidório, não dá. A sociedade agora que, felizmente, a greve acabou tem que entender isso", argumentou.

Do Bocão News. 

Fiéis realizam Encenação da Paixão de Cristo em Itiruçu

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 18/04/2014 Fiéis ...Fotos-Blog Itiruçu Online

A Sexta-feira Santa reservou um espetáculo àqueles que comparecem à Paróquia de Santo Antonio, em Itiruçu.  A igreja realizou a encenação da Paixão de Cristo, dramatização que mostra o calvário de Jesus por meio de atores da própria comunidade. Mesmo sem um elenco profissional, o teatro emocionou e foi carregado de cenas fortes e efeitos especiais que reviveram as últimas horas de Cristo vivo na Terra.


 

A encenação iniciou no Bairro do Real e percorreu algumas Ruas no centro da cidade até chegar a Igreja Matriz, finalizando com a celebração.   Uma multidão de fiéis acompanhou a encenação pelas ruas da cidade debaixo de chuva.


É tradição entre os católicos na quaresma relembrar a Via Sacra, o caminho feito por Jesus até o calvário. Para a Igreja, o ritual é uma forma de se preparar para a Páscoa. Toda Via Sacra é um ensinamento à paixão, morte e culmina com a 15° que é a ressurreição, a Páscoa.

Fotos originais do Blog Itiruçu Online. 

Mais Médicos recebe reforço de 147 profissionais

Sesab Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 18/04/2014 Mais...

Até o final de abril mais 147 profissionais irão reforçar o atendimento da Estratégia de Saúde da Família na Bahia pelo programa Mais Médicos. Com a finalização do período de acolhimento, onde os profissionais tiveram acesso a informações sobre as políticas estaduais de saúde e também sobre o perfil epidemiológico do estado, os médicos começaram a seguir nesta última quarta-feira (16) para os municípios onde irão atuar.

Uma das médicas que começará a atender na Bahia é a cubana Mirta Maria Tagle Santana. Ela conta que já tem vinte anos de graduada e já teve experiências na atenção básica em seu país e também na Venezuela, além de trabalhar em consultórios de rua. “Quero ajudar a população de Mutuípe, onde irei atender, trabalhando na prevenção de doenças e promoção da saúde”, falou a médica.

Na Bahia, 366 municípios e nove pólos de Distrito Sanitário Especial Indígena já foram contemplados pelo Mais Médicos. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, esses números representam uma cobertura de quase 5 milhões de habitantes pelo Programa. “São profissionais que contribuem com a saúde do nosso estado. Que fazem a promoção da saúde, articulando o sistema de saúde na Bahia”, afirmou o Secretário.

A ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que estava na cerimônia que marcou o fim da semana de acolhimento destacou que o Mais Médicos faz a população, principalmente a mais carente, ter acesso à saúde. “O Programa traz o direito à saúde a muitos que antes não tinham acesso a profissionais médicos”, afirmou a ministra.  

Leia mais 

Prisco, Líder de greve da Polícia Militar é preso

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 18/04/2014 Prisco,...Vereador tornou a greve em “Eleitoreira”

Chegou a notícia com exclusividade ao Portal Itiruçu Online, as 13:20 minutos desta sexta-feira 18, através do repórter Joselito Fróes,  sobre a prisão do vereador Marco Prisco (PSDB), líder da greve da PM na Bahia, que  foi preso a pedido do Ministério Público Federal  (MPF-BA). O mandado de prisão foi expedido na terça (15), no primeiro dia da paralisação. A prisão foi realizada pela Polícia Federal em um resort em Costa de Sauípe, onde Prisco se encontrava.

 

 O pedido já havia sido feito na segunda-feira (14), dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante o movimento paredista de 2012.

 

Decisão Publicada pelo Site  Bahia Notícia. 

 

 A intenção do pedido de prisão preventiva foi de garantir a ordem pública. De acordo com o MPF, o vereador é processado por crime político grave e qualquer recurso contra sua prisão só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal. A prisão será cumprida inicialmente em presídio federal localizado fora do estado da Bahia.

Prefeitura entrega 10 toneladas de Peixe em Itiruçu

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 17/04/2014 ...Corvinas grande foram distribuídas. Neto ajuda na distribuição

A prefeitura de Itiruçu distribuiu dez toneladas de peixe para cinco mil famílias previamente beneficiadas pela Secretaria de Assistência Social com a distribuição das fichas. O Prefeito Wagner Novaes lembrou que, esta foi a segunda edição do programa depois de 04 anos interrompido, e se mostrou contende com o grande número de pessoas que foram beneficiadas com o pescado. 


“Sempre que fazemos uma edição do Páscoa Solidaria, lembro-me de minha origem modesta. E sei o quanto este tipo de ação faz diferença para as pessoas que são assistidas. Estamos na segunda edição nesse meu terceiro mandato, mas garanto que enquanto eu for prefeito desta cidade, haverá o presente natalino e o peixe na páscoa da família itiruçuense. Essa ação foi iniciada no meu primeiro mandato, mantida pelo ex-prefeito Aílton e  ceifada das pessoas carentes na gestão anterior. É motivo de orgulho ver tanta gente feliz e tendo a oportunidade de viver a Semana santa com o Peixe na mesa”, disse o prefeito em contato com o Blog Itiruçu Online.


A distribuição começou no Mercado Municipal da feira livre. Uma grande fila foi formada desde as 05 horas da manhã.  E aparentemente do tamanho da satisfação das pessoas que pegaram o peixe das mãos do prefeito Wagner e da vice-Dra. Rita Novaes. Depois a distribuição seguiu por outras regiões, tais como; Vila Geraldo Cerqueira, Vitória, Baixa do Meio, Teixeira, Upabuçu, Vila Pimentel e a região da Várzea.


 “Para nós é uma grande satisfação poder contribuir com as pessoas carentes de Itiruçu.  Temos o  sentimento de dever cumprido. E que todos tenham uma páscoa repleta de paz com seus familiares”, Comentou a vice-prefeita Dra. Rita. 


A prefeitura investigou R$ 81.950,00 (oitenta e um mil novecentos e cinquenta reais) na compra de 10 toneladas de peixes corvinas frescas. 

 

Texto original do Blog Itiruçu Online/Fotos Wilson Novaes. 

Proibida reprodução para fins comerciais sem previa autorização do Blog 

Prefeitura de Jaguaquara entrega 10 toneladas de peixe

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 17/04/2014 ...Prefeito Giuliano e o vice Raimundo Louzado juntos na distribuição dos pescados

Os Jaguaquarenses receberam 12 toneladas de peixe nesta quinta-feira (17). O alimento foi entregue pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, em alusão as tradicionais comemorações da Semana Santa no município. Milhares de famílias da cidade, zona rural e distrito foram beneficiados com a distribuição do pescado.

 

O prefeito, Giuliano Martinelli, ao lado da Primeira Dama e secretaria da Ação Social, a Sra. Geisa Martinelli, participaram ativamente da entrega na Sede e Distrito.  “Quero agradecer a todos que se empenharam ao máximo para poder tornar esse feito uma realidade. Ano passado conseguimos colocar na mesa de milhares de pessoas um complemento no cardápio nessa semana em que todos relembram a trajetória de vida do Sr. Jesus Cristo. Esse ano não podia ser diferente! Que Deus continue nos abençoando e nos dando forças para que possamos continuar esse trabalho maravilhoso que estamos promovendo no município. Compartilhamos essa alegria com todos os nossos munícipes. Hoje está sendo um dia muito especial para nós, e sem sombra de dúvidas, o nosso povo está percebendo o nosso interesse em acompanha-los diariamente”, Sentencia e continua.  

 

 

“Queremos poder fazer sempre mais. Faremos muito mais! Nosso interesse é poder promover dias melhores para nossa população.” Conclui.  A distribuição foi feita entre as famílias cadastradas em programas sociais que têm vinculação com a Prefeitura, em bairros humildes e por povoados. 

Fotos/Marlon Mascarenhas 

Justiça determina fim da Greve ‘Eleitoreira’ na Bahia

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 17/04/2014 Justiça...Prisco teve bens bloqueados para arcar com os prejuízos da Greve. Ele sonha com mandato de deputado estadual pela oposição

Chegou ao fim nesta quinta-feira 17, a greve da Polícia Militar do estado da Bahia.  O Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu liminar para determinar a imediata paralisação da greve da Polícia Militar na Bahia, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhão. Decidiu, ainda, pelo bloqueio de bens de Marco Prisco, das associações envolvidas no movimento paredista e de seus dirigentes. 

 

A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança da Bahia (SSP-BA) em nota enviada aos meios de comunicação do estado, inclusive o Blog Itiruçu Online. De acordo com o órgão, o pedido foi feito a partir de um pedido urgente ajuizado por meio do Ministério Público Federal.

 

O  TRF/1ª Região determinou ainda o bloqueio de bens de Marco Prisco e outros 13 representantes das associações envolvidas no movimento e de seus dirigentes. Esse bloqueio visa garantir o ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos devido ao uso da Força Nacional de Segurança Pública no estado.

 

A paralisação de PMs na Bahia começou na última terça-feira (15).  O Governador Jaques Wagner, em nota, considerou o movimento “Eleitoral”. A ideia ganhou capilaridade e o movimento ficou taxado de eleitoreiro no estado.  

Jornal A Notícia recebe honrada homenagem

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 16/04/2014  Jornal A...A equipe do Portal A Notícia, estende votos de agradecimentos ao Uilian Alexandre e a toda equipe do Blog Diário do Entroncamento pela homenagem dedicada a nosso trabalho. Deus está no controle de todas as coisas.

Novo em circulação no Vale Jiquiriçá, há exatamente 01 ano e 03 meses, o Jornal A Notícia, com dedicação e vencendo dificuldades tem conseguido alcançar várias cidades do território em curto tempo. A notícia com responsabilidade e de forma ética é a base de um jornalismo dedicado apenas aos leitores.


Já congratulado com uma Moção de Aplausos, votado por unanimidade pela Câmara de vereadores de Itiruçu, cidade que sedia o Jornal, através da indicação do vereador Robson Mauro, filho do saudado ex-prefeito Pedro Pimentel Ribeiro.  

Nesta quarta-feira 16, o Jornal Impresso recebeu mais uma valiosa homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município de Jaguaquara, em especial, no distrito do Entroncamento. O Blog Diário do Entroncamento, editado pelo jovem Uilian Alexandre, cravou em sua página referencias positivas as ações do Jornal A Notícia, que repercute os movimentos a nível estadual.


Leiam a homenagem:

Moradores exibem jornal com orgulho. Foto Uilian Alexandre 


-Não é mais novidade para ninguém que o Jornal A Noticia é um dos jornais mais lindo do Vale do Jiquiriçá, com um jeito jovem, sério e dinâmico, o jornal caiu na  graça do povo que passaram a acompanha mensalmente suas edições.

O Jornal A NOTICIA tem como seu editor chefe o Sr. Tiago Santos, um jornalista diferenciado e bastante respeitado pelos colegas de profissão, um jovem que busca e corre atrás da noticia usado sua imparcialidade e humildade.

 

Em conversas com a nossa equipe, Tiago revelou que, “O Veiculo de comunicação é um projeto ousado, numa época em que o jornal impresso perde cada vez mais espaço para a facilidade do webjornalismo. Dificuldades vencidas a todo o momento”. Relatou ao Diário do Entroncamento-

 

A equipe do Portal A Notícia, estende votos de agradecimentos ao Uilian Alexandre e a toda equipe do Blog Diário do Entroncamento pela homenagem dedicada a nosso trabalho. Deus está no controle de todas as coisas. 

Justiça decreta ilegalidade da greve dos policiais na Bahia

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 16/04/2014 Justiça...

A justiça decretou a ilegalidade da greve da PM nesta quarta-feira, 16. De acordo com a liminar do desembargador plantonista Roberto Maynard Frank, todo o efetivo deve voltar imediatamente às atividades para garantir a segurança na Bahia.

O desembargador também determina que o governador Jaques Wagner realize, de imediato, um plano de contingenciamento da segurança pública do estado. A liminar atende o pedido formulado pelo procurador-geral de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel, do Ministério Público do Estado (MP). A ação cautelar ajuizada pelo procurador-geral também argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) considera que os militares são proibidos de realizar greve. ( A tarde) 

Wagner avalia greve da PM como 'eleitoreira'

Tiago Santos Para o Itiruçu Online | Jornal A Notícia | 16/04/2014 Wagner...

O governador Jaques Wagner diz que não teve contato com a contraproposta elaborada pelos policiais grevistas e que ainda não há previsão de finalização da greve de policiais militares. Durante coletiva à imprensa, na tarde desta quarta-feira (16), Wagner afirmou que a população pode sair às ruas e avalia o movimento de paralisação como eleitoreiro. Para ele, os grevistas não estão acostumados com a abertura de diálogo e estão "apostando no caos para assustar a sociedade e o governo". "Essa greve é ilegal, inconstitucional e unilateral. Nos últimos sete anos e meio, a PM acumulou ganho real de 60%".


O balanço da situação para jornalistas foi feita depois de reunião, que durou cerca de uma hora, que contou com a presença dos presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo; do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha; do comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima; do chefe do Ministério Público da Bahia, procurador Marcio Fahel, e do representante do Ministério Público Federal na Bahia, Pablo Coutinho. "Esperamos que os policiais cumpram a sua missão de garantir a segurança e que o processo negocial continue. Não vou tirar [o fato] da contaminação política do processo. Falei com Joaquim Barbosa [presidente do Supremo Tribunal Federal] e ele disse que existe posição consolidada de que as forças militares não têm direito à greve. Essa é uma compreensão unânime", afirmou.


O governador acrescentou que, desde a primeira reunião com os representantes das associações de policiais sobre o Plano de Modernização da PM, foi informado que a questão salarial não seria contemplada. De acordo com Wagner, os valores apresentados pelas associações como contraproposta em relação ao reajuste salarial são "irreais", principalmente porque o governo ainda paga o reajuste do movimento de 2012. “Quando abri o conjunto de trabalhos deixei logo claro de que não se tratava de negociação salarial”, diz. Ele afirma que acredita que a paralisação atual não vai afetar a chapa do governo nas eleições deste ano.

Leia mais no G1/Bahia